WOMENS OF ROCK - ANOS 90



Vamos falar de música? Mas de música boa e feita por mulheres!




    Quando você fã de Rock 'n Roll seja em qualquer estilo dentro do universo do Rock se deparou com alguma pessoa falando que esse gênero não foi feito para mulheres? Ou que mulheres dentro desse meio precisam ser delicadas, demonstrar fragilidade, demonstrar sensualidade e ainda cantar sem desafinar? Você fã de música em geral já deve ter ouvido esses absurdos também, melhor do que ouvir já teve essa concepção pré concebida em sua vida, estou aqui para te dizer que mentiram para você a vida inteira, que essa ideia está errada, e você precisa ouvir melhor as músicas com mulheres nos vocais ou instrumentos. Hoje vou apresentar em sua maioria bandas com mulheres que não querem rótulos ou menções, ou méritos por nada, apenas querem tocar suas músicas do jeito que quiserem, sem precisarem ser do jeito que você quer!

    O que acontece muito frequente no Metal e seus derivados onde a mulher quando tem, precisa ser a metaleira gostosa com calças de couro e camisetas apertadas e rasgadas de bandas, cabelo liso e branca. Ou tem que ser masculinizada por parte dessas pessoas que pensam que mulher gostar de metal extremo ou e lésbica ou finge que escuta pra agradar namorado e paquera. Eu sei que você deve estar discordando falando que isso era antes, infelizmente não, mas ainda bem que temos mulheres maravilhosas quebradoras de correntes, as não queimadas, as revolucionárias que trazem no peso tanto da voz como do instrumento e na performance o amor a música e a esse mundo repleto de coisa boa sim.

    Então vou começar apresentando algumas bandas e cantoras dos anos 90 que para mim foi o auge da revolução feminina na música e que hoje mostra sua pluralidade sem apelar para rótulos e condicionamentos sociais fazendo o seu som e sendo feliz, respeitando e querendo respeito sempre. Acho que já passamos da fase de ficar explicando como foi toda a história das mulheres na música, agora precisamos ouvir e apreciar, não gostou pula para próxima faixa, não curte nenhum tipo de manifestação de mulheres na música, então pode se retirar a saída e logo ali no X.

   1 - BABES IN TOYLAND  - 1987




    Banda Americana onde temos um Punk Rock sujo e pesado, combinado com seu visual Kindwhore da época sendo apontadas como percursoras do estilo visual, e posso dizer de um som único também, com vocais cleans alternando com vocais com drivers e gritos, uma guitarra toda pesada e suja, típica do estilo no auge dos anos 90.







2 - BAMBIX - 1989



     
  A banda holandesa traz um Punk rock veloz e cheio de melodia, conhecida bastante no meio underground, faz a combinação da voz da vocalista Willia com sua voz grave e potente, com sua guitarra aguda e rápida, os backings vocais do baixista também são um ponto forte na banda e a bateria marcada fazem uma parceria perfeita de uma digna banda Punk.



 



3 - BITCH ALERT- 1997 




   Banda finlandesa que começou no fim dos anos 90 e despontou no começo dos anos 200, com um som particularmente Riot Grrrl, com claras influências do começo do anos 90, com vocais cleans e cheios de drivers, com uma guitarra aguda e letras realista como na música Monday e Sandy, temos o gosto do fim do Riot Grrrl e começo da era 2000 para apreciarmos

https://www.youtube.com/watch?v=tfMWD4dLWYA 





4 - BIKINI KILL - 1990


   Banda Americana que foi uma das mais importantes tanto para o movimento Riot Grrrl quanto para o feminismo, fora e dentro da música, qualquer lista que vocês presenciarem com nomes importantes da história da música de mulheres no rock vai estar listado Bikini Kill, um Punk totalmente estridente, que veio para sangrar os ouvidos e fazer dançar, pular, gritar de tanto euforia que suas músicas trazem, as letras são manifestos, poemas, textos como queiram chamar, da realidade feministas de meninas da rua, do punk e do mundo.







5 - DRAIN STH - 1993



  Banda da Suécia com influências grunge e com uma pegada pesada em sua melodia, Drain STH, parece prima das bandas que vieram na onda grunge com peso saindo um pouco das influências punk e indo para uma vertente mais Heavy Metal, muito comparadas com ao Soudgarden e com a banda feminina da banda Alice Chains, suas combinações de vocais, backing e vocal principal trazendo uma das nuances que mais gosto neste estilo, e suas guitarras pesadas e dedilhadas fazem o som dessa banda.

 


6 - FABULOUS DISASTER - 1998


    Banda Americana vem com a vertente do Punk Rock veloz e certeiro, um dos mais velozes que já conheci, considerada por muitas bandas e pessoas do meio uma das bandas mais importantes do meio Punk do fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, com vocais agudos e rápidos, e seu instrumental pesado e mais veloz ainda, Fabulous Disaster uma grande banda que pode influenciar toda a sua vida depois de ouvi - lá.



7 - HOLE - 1989



   Banda americana que além de influenciar muitas mulheres e meninas posteriormente ficou marcada pela sua vocalista Courtney Love e seu relacionamento com Kurt Cobain líder do Nirvana, mas estamos aqui para falar de música, e o Hole sabe o que está fazendo com a mistura do grunge e influências punk em seus primeiros CDs, eles trazem no vocal de Courtney que era tudo o que estava entalado para os jovens daquela época, traduzido em drivers potentes e rasgados e uma delicadeza que dava uma menção de ingenuidade, e nas combinações das guitarras desafinadas parecendo quebradas, davam todo  o ar de sujo, frágil e raivoso que precisavam passar na era grunge.


 

 

7 -  L7 - 1985

 
   
   Banda Americana uma das maiores senão a maior que existiu apenas formada por mulheres, com som na época associado ao Grunge e posteriormente ao Heavy Metal, não tem como alguém ter vivido os anos 90 e não lembrar delas, sempre estavam de rolê com os caras do Nirvana, Pearl Jam, Faith No More, e acabaram de voltar depois de um hiato de 15 anos fora dos palcos juntas, e 17 anos sem gravar nada tendo lançado um nova faixa em 2017, infelizmente não chegam nem perto da notoriedade que tiveram um dia, mas com suas guitarras pra lá de pesadas e vocais graves e rasgados fazem uma banda particularmente espetacular, influência de toda banda de mina que veio depois, pode ter certeza.

 

 

8 - LE TIGRE - 1998



  Banda Americana que mistura a influência new wave, punk e eletrônica com ar quase ingênuo em sua composição de melodia, mas com letras que falam do feminismo e a comunidade LGTQ, sendo a segunda banda da ex- vocalista da banda Bikini Kill, ela chegou na hora certa, onde o grunge e o punk mais sujo estavam se escondendo nas trevas, e o eletrônico estava cada vez mais tomando conta de todas as plataformas, sua músicas são dançantes e pensantes, não está aqui apenas pra você remexer o esqueleto, mas te fazer pensar.

 

  9 - LUNACHIKS - 1987


   Banda Americana, também não menos importante para os anos 90 fazendo o trabalho pesado bem antes de muita banda na época, elas eram excêntricas, com uma performer em palcos para poucas, com um som punk com pegadas do heavy metal e pop punk que crescia no fim doa anos 90. Uma banda as vezes esquecida, mais de uma qualidade para ninguém colocar defeito.




10 - SONIC YOUTH - 1981 

  

   Banda Americana, sendo assim já dita, como a grande mãe de todas as bandas que vieram nesse meio tempo fim dos anos 80 até fim dos anos 90, ela não é uma banda apenas com influências elas revolucionaram todo um jeito de tocar, suas melodias saem do convencional e parecem improvisos in terminantes de cada integrante, com clara musicalidade punk e hardcore. Não tem como não falar dessa banda, ela praticamente inventou toda a cena musical dos anos 90, junto com outras bandas, sendo uma das mais importantes, e sua integrante mulher a Kim Gordon não fica atrás além da banda essa mulher e artista plástica, escritora e mais uma pancada de coisas, uma grande inspiração para todos.







Comentários

Postagens mais visitadas